Baixo Alentejo apresenta a Candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2026 na BTL 2025
No dia consagrado ao Enoturismo no Stand Alentejo e Ribatejo, na BTL, o Baixo Alentejo oficializou a sua candidatura a Cidade Europeia do Vinho 2026. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo e os 13 municípios que integram esta comunidade. As preleções estiveram a cargo dos presidentes da ERT e da CIMBAL, José Santos e Antonio Bota e do Secretario Geral da CIMBAL Fernando Romba.
Na apresentação foi salientado que o Baixo Alentejo distingue-se pela qualidade reconhecida dos vinhos, muitos deles premiados, a par do incremento das atividades de lazer associadas quer seja na área da gastronomia e restauração como na hotelaria, mas sobretudo pelo fato de nesta região, o vinho cruzar-se com a História, o património e a cultura, e que esta simbiose entre vinho, paisagem e identidade é particularmente forte e confere-lhe um potencial de competitividade internacional assinalável. A apresentação terminou com a visualização do filme da candidatura.
Este foi também o momentos de apresentação dos embaixadores da candidatura: Maria João Almeida, jornalista e crítica de vinhos, Buba Espinho, músico e Jorge Serafim, humorista.
A distinção Cidade Europeia do Vinho é atribuída anualmente a uma região vinícola de um dos países membros da RECEVIN. No ano de 2025 esta distinção foi atribuída à região de Cariñena na Província de Saragoça em Espanha, e o último galardão português, foi 2023, atribuído à Região do Douro.
.jpg)


